top of page
Higiene bucal

 

Os cuidados com a higiene bucal são fundamentais para manter dentes, gengivas e mucosas saudáveis. A criança precisa de uma escova infantil apropriada e acompanhar os momentos de higiene bucal dos pais, despertando a curiosidade e hábito de limpeza dos dentes. Aos oito anos de idade ela já deverá ter habilidade motora suficiente para realizar a higiene da boca sozinha, mas ainda supervisionada por um adulto. Os pais são os responsáveis pelo exemplo em casa, norteados por uma ampla política pública de saúde bucal.

 

Os dentes são importantes para uma boa alimentação, correta pronúncia das palavras, mastigação eficiente, digestão adequada, desenvolvimento harmonioso e manutenção dos maxilares, saúde geral, boa aparência, convívio social e bem-estar.

A higiene bucal é considerada a melhor forma de prevenção de cáries, gengivite, periodontite e outros problemas na boca, além de ajudar a prevenir o mau hálito (halitose). Dentes saudáveis têm menos cáries. Eles são limpos e têm pouco ou nenhum depósito de placa bacteriana. Gengivas saudáveis são rosadas e firmes.

 

 

 

 

 

 

 

 



Os dentes devem ser escovados no mínimo três vezes por dia, depois das refeições e antes de dormir, e deve-se utilizar o fio dental antes da escovação pelo menos duas vezes por dia. Somente tal associação protegerá seus dentes e gengivas. Para algumas pessoas o uso de fio dental é recomendado depois de todas as refeições. O fundamental não é o número de vezes que se escova os dentes, mas sim a eficiência de cada escovação em remover as placas bacterianas da superfície dos dentes

bottom of page